Transformadores de Potência
Os transformadores de tensão – também conhecidos como transformadores de potencial – são utilizados para mudar a tensão presente na rede de alimentação elétrica
Os transformadores de tensão – também conhecidos como transformadores de potencial – são utilizados para mudar a tensão presente na rede de alimentação elétrica, transformando-a em um valor conveniente para alimentar uma carga (equipamento). Há casos em que a tensão de saída do transformador tem o mesmo valor da tensão de entrada, sendo desejado apenas a isolação entre a rede elétrica e o equipamento alimentado.
O transformador de tensão pode ser de dois tipos:
- Isolador: quando existe separação entre os enrolamentos primário e secundário. Esta separação também é conhecida como “isolação galvânica”, e é usada em transformadores para equipamentos eletro-eletrônicos em geral.
- Autotransformador: quando o enrolamento primário é parte integrante do enrolamento secundário, ou seja, não há separação entre eles. Isto é utilizado, por exemplo, nos transformadores com entrada 220V e saída 127V, ou vice-versa, normalmente encontrados em lojas de materiais elétricos, para alimentar equipamentos domésticos ou industriais. Por não isolar a rede elétrica, a saída do autotransformador pode provocar “choque elétrico” no ser humano, sendo por isso, utilizado apenas na correção da tensão de alimentação de equipamentos.
Os transformadores são fabricados para atender termicamente a Classe A (105ºC), com isolamento entre primário e secundário de 2,5 kV (exceto nos autotransformadores). Opcionalmente, pode ser solicitada Classe B (130ºC) e isolamento até 6 KV. Com softwares próprios, projeta e fabrica transformadores de tensão até 2500 V, com potências desde 5 VA até 50 kVA, mono e trifásicos. Em freqüências de 50 Hz e 60 Hz para uso geral, ou 400 Hz para uso em aeronaves. Outros valores, sob consulta.
Mais leve, compacto, silencioso e de fácil montagem, o toroidal apresenta grande eficiência, e é utilizado em diversos segmentos como telecomunicações, equipamentos médico-odontológicos, automação, amplificadores de áudio, medição de energia, iluminação e outros produtos eletro-eletrônicos.
23 de Março de 2016