O que é um circuito elétrico?

É importante para um eletricista saber alguns conceitos que aparentemente são simples


É importante para um eletricista saber alguns conceitos que aparentemente são simples, mas conceitos que apesar da simplicidade apresentam certa dificuldade para serem explicados para um curioso porém leigo nos estudos da eletricidade.

A palavra circuito nos remete a um caminho fechado onde o fim é também o começo. O termo circuito elétrico é explicado como sendo um ou mais caminhos fechado em que se percorre a corrente elétrica, simples assim como parece. Mas é necessário entender outros elementos presentes em um circuito elétrico.

Todo circuito elétrico funcional é composto por uma fonte de tensão, podendo ser uma tomada, uma bateria, uma pilha, uma associação de varias pilhas ou qualquer outra fonte onde haja uma diferença de potencial elétrico. O segundo elemento de um circuito é uma carga que irá consumir energia elétrica e transforma-la em energia utilizável para o ser humano, podendo ser uma lâmpada, um resistor, um motor etc. Por último condutores elétricos (cabos elétricos) que conduzam esta corrente elétrica entre a fonte que a produz e a carga que a consome.

Para complementar o circuito, podem ser colocados adicionalmente componentes de controle e comando das cargas, como por exemplo um interruptor para ligar e desligar a lâmpada deste circuito.

06 de Abril de 2016

Outras Notícias

Todas as Notícias