Como calcular a potência do seu Autotransformador
Imagine que comprou um equipamento e a tensão dele não esta compatível com a rede fornecida pela concessionaria da sua região, saiba como calcular a potência do seu Autotransformador
Imagine que comprou um equipamento e a tensão dele não esta compatível com a rede fornecida pela concessionaria da sua região, esse cenário ocorre diversas vezes no mundo com pessoas que trocam de cidades e/ou estados.
Quando isso ocorre você já vai logo atrás de comprar um autotransformador, mas e ai qual transformador comprar? Como saber a potência?
Bom para isso ser solucionado sem que ninguém se mate, vamos te dar uma forcinha. A potência do transformador ou autotransformador é calculado sempre em função da demanda calculada para o mesmo, ou seja, a carga instalada e que em sua grande parte é sempre menor que a demanda.
Para realizar o cálculo devemos levar em consideração o fator de potência (FP), pois tanto a corrente quanto a tensão nos enrolamentos são limitações independentes, sendo assim faz necessário calcular a demanda aparente (VA), desse modo entendemos o motivo de que a capacidade dos transformadores ou autotransformadores são medidos em VA e não em Watts. Portanto seu cálculo ficaria da seguinte forma: W x FP = VA
- W: Potência do aparelho em Watts;
- FP: Fator de potência da demanda calculada, considerando até 30% em motores e até 70% em eletrônicos;
- VA: Potência do transformador ou autotransformador em Volt Ampère.
03 de Março de 2016