AUTO TRANSFORMADOR TRIFÁSICO

O auto trafo trifásico é mais compacto, já que possui apenas um rolamento ao invés de dois, como é tradicional nos transformadores comuns, além disso, o auto trafo trifásico tem alto rendimento e a queda de tensão é mais baixa, aumentando a sua eficiência.


Muitas pessoas, em especial os profissionais da área de elétrica, têm dúvidas sobre as diferenças entre transformador e auto transformadores trifásicos, afinal, os nomes são parecidos e, sendo assim, as funções parecem ser as mesmas, mas não são.

Um transformador, por exemplo, é uma máquina elétrica que consegue transmitir uma potência elétrica de um circuito a outro induzindo correntes e tensões. Ele será composto por dois enrolamentos de condutores distintos. Eles estarão envolvidos no mesmo núcleo de ferro, o que garantirá uma isolação galvânica que protegerá a rede de saída desse elemento.

Já os autotransformadores trifásicos tem a mesma função do transformador, ou seja, ele faz a indução da potência em um circuito, mas, ao contrário do outro exemplo acima, vai utilizar somente um enrolamento.

Dependendo da transformação desejada, esse auto trafo, comumente conhecido, em uma parte do enrolamento será derivado um “tap” e, então, surgirá valores diferentes dos encontrados na entrada desse acessório.

Essa diferença em sua constituição acarreta inúmeras vantagens: melhor rendimento e menor queda de tensão nesse modelo. Além disso, o custo-benefício desses autotransformadores trifásicos são mais benéficos quando se comparado ao transformador.

A utilização de ambos é bastante apropriada em todos os sistemas elétricos, sendo assim, é de extrema importância à orientação dos profissionais quanto as suas diferenças.

Nomenclaturas

Agora que foi possível entender o que é significa cada um dos modelos apresentados, se torna mais fácil concluir o que são os autotransformadores trifásicos ou simplesmente Auto Trafo.

Esse equipamento tem uma potência que varia de 100VA até 500KVA. Eles são aplicados em circuitos de alimentação dos quais não necessita de isolação galvânica para a redução ou elevação de tensão dos circuitos de entrada.

Seus enrolamentos são primários e secundários, além de possuir uma ligação estrela no neutro acessível. Os taps são de acordo a necessidade de cada cliente.  Desse modo, se apresentam em menores tamanhos e maior rendimento em relação ao Autotransformadores.

Eles podem, ainda, serem abertos ou possuindo invólucros de proteção.

11 de Setembro de 2017

Outras Notícias

Todas as Notícias